Atalanta

atalanta_logo

Nome: ATALANTA BERGAMASCA CALCIO

Fundação: 1907

Site oficial: www.atalanta.it

Apelido: Orobici, la Dea, Neroazzurri

Presidente: ANTONIO PERCASSI

Estádio: MARIO BRUMANA

Capacidade: 27,000

Técnico: STEFANO COLANTUONO

Principais conquistas:

Copa da Itália (1) 

1963

HISTÓRIA

A Atalanta Bergamasca Calcio é um time da cidade de Bérgamo. Em outubro de 1904, um empresário têxtil suíço, juntamente com alguns amigos, fundou o Football Club Bergamo: a primeira equipe de futebol da cidade.

Mas a Atalanta só surgiu mesmo em 1907 quando Eugenio Urio, Giulio e Ferruccio Amati, Alessandro Forlini e Giovanni Roberti decidiram fundar a Società Bergamasca di Ginnastica e Scherma. Em 1913 foi criada a parte futebolística do clube, chamada de Football Club Bergamo.

O nome do time deriva da mitologia grega: Atalanta foi uma mulher guerreira e muito veloz. Seu rosto é estampado no símbolo. Em fevereiro de 1920, após uma assembléia, a Società per gli Sports Atletici Atalanta e a Società Bergamasca di Ginnastica e Scherma assumiram um novo nome: Atalanta e Bergamasca di Ginnastica e Scherma, para depois se transformar no nome atual: Atalanta Bergamasca Calcio.

O primeiro técnico profissional foi Cesare Lovati, ex-jogador do Milan. Com a intenção de chegar à máxima categoria do futebol nacional, a Atalanta recorreu aos estrangeiros. Os dois primeiros a serem contratados foram os húngaros Lukatz (atacante) e Hauser (meia). Em 1928, um fato importante: foi construído um novo estádio, com o nome do herói fascista Brumana – hoje chamado de Atleti Azzurri d’Italia.

Na temporada 1929/30, a Atalanta participou da Série B do Campeonato Italiano pela primeira vez. Em 1932, o time quase não se inscreveu na competição por causa de problemas econômicos.

Finalmente na temporada 1936/37, a Atalanta conseguiu chegar à Série A. Mas a aventura durou um ano e logo foi rebaixada. A vida do clube seguiu entre as duas divisões.

Em 1955, Atalanta e Triestina fizeram o primeiro jogo com transmissão televisiva. A RAI havia descoberto um negócio de muito lucro. O grande ápice da história nerazzurra aconteceu na temporada 1963/62, quando conquistou a Copa da Itália – o único título importante do clube.

Em 1964, o presidente Turani morreu. Em 1980/81 a Atalanta foi rebaixada para a Série C. Um momento difícil, mas o time se reergueu e voltou à Série A em 1983, com o comando de Nedo Sonetti. Em 1984/85, o futebol italiano contou com muitos craques e o time de Bérgamo não ficou atrás: contratou Lars Larsson e Glenn Peter Stromberg.

As chegadas de Caniggia e Evair deram ao time ainda mais respeito e a Atalanta incomodou os grandes clubes na Itália. Em 1990/91, a equipe surpreendeu na Copa da Uefa, mas não conseguiu ir além ao ser eliminada pela Inter de Milão.

Em 1994, Ivan Ruggeri assumiu a presidência. Na temporada 1995/96, perdeu para a Fiorentina na final da Copa da Itália. A partir daí, a Atalanta viu jovens jogadores se destacarem, como Christian Vieri e Filippo Inzaghi – este último foi o único jogador a ser artilheiro da Série A jogando pelo clube, com 24 gols.

Em 1997, um choque: o atacante e ídolo Federico Pisani morreu em um acidente de carro. Muitas homenagens foram atribuídas a ele: o seu número da camisa (14) foi aposentado e a Curva Nord passou a ser chamada de Pisani.

Nas temporadas 1999/00 e 2000/01, a Atalanta mostrou um futebol diferente e vencedor. O presidente decidiu então vender os jovens talentos para contratar jogadores do calibre de Comandini – a contratação mais cara da história do clube.

Mas isso não deu resultado e o time só não caiu por causa de um gol do meia Cristiano Doni – convocado por Trapattoni para a Copa do Mundo de 2002 – no último jogo do campeonato.

Em 2002/03 não teve jeito e, sob o comando de Vavassori, a equipe caiu para a Série B. A Atalanta seguiu como um ioiô: subindo e descendo de divisão. Em 2005/06, o jovem Stefano Colantuono substituiu Delio Rossi no comando da equipe e o time conseguiu agradar seus torcedores com um futebol bem jogado. Na temporada seguinte, a Atalanta conseguiu um oitavo lugar. Em 2007, o clube comemorou seu centenário.

_________________________________________________

Hall da Fama
Nordahl, Caniggia, Evair, Ganz, Pisani, Vieri, Inzaghi

Loucos pelo Calcio não é só futebol

Quem foi Atalanta?
Uma mulher guerreira e veloz. Desde menina ela já mostrava seus dotes. Uma lenda, porém, dizia que ela nunca poderia se casar, pois o casamento seria sua ruína. Seu pai, então, a aconselhava a se afastar de qualquer pretendente – e não eram poucos. Tendo em vista a concorrência pela mão de Atalanta, o rei arranjou um meio de afastá-los: todo homem que quisesse pedi-la em casamento deveria vencê-la em uma corrida de vida ou morte.

Os concorrentes eram muitos, que deixavam todos preocupados com medo de uma morte coletiva. A corrida foi marcada e a bela Atalanta chegou ao local: linda, corpo esbelto, musculosa e um olhar único. O gongo soou e ela partiu na frente, deixando todos para trás. Como não podia deixar de ser, Atalanta venceu.

Um rapaz chamado Hipomene estava encantado com a moça e decidiu desafiá-la. Com medo da derrota, Hipomene recorreu a Afrodite para pedir proteção. A Deusa do Amor disse: “Aqui, ao lado do templo, há um pomar consagrado a mim. Vá até ele e colha três maçãs douradas”. Logo em seguida, ela o instruiu a como usar os frutos durante a competição. E lá foram os dois para a disputa.

Atalanta disparou na frente e Hipomene decidiu usar a tática ensinada por Afrodite: pegou do bolso uma das maçãs e arremessou bem longe, caindo justamente à frente de Atalanta. A moça parou, se ajoelhou, e recolheu o fruto. O rapaz chegou a ultrapassá-la, mas ela retomou a ponta em seguida. Logo depois, usou novamente sua tática, lançando uma nova maçã. Ela parou, mas recuperou a primeira colocação.

A vitória estava perto e Hipomene só tinha uma maçã. A moça estava a poucos metros da vitória, quando o rapaz calculou bem e lançou seu último fruto. Atalanta se abaixou, pegou a maça e viu o rapaz ultrapassá-la. Não tinha mais jeito: a bela perdeu e teve de se casar. Os dois eram felizes juntos, mas se esqueceram de suas obrigações com os Deuses. Hipomene não agradeceu Afrodite e ambos foram punidos por Réia: Hipomene foi transformado num leão e Atalanta numa leoa. 

HINO DA ATALANTA

_________________________________________________

LOCALIZAÇÃO

Cidade: Bérgamo Bergamo - Stemma
Região: Lombardia
Província: Bérgamo stemma

mapa_bergamo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s