Cagliari

Cagliari

Nome: CAGLIARI CALCIO

Fundação: 1920

Site oficial: www.cagliaricalcio.it

Apelido: Rossoblu, Sardi, Casteddu

Presidente: MASSIMO CELLINO

Estádio: SANT´ELIA

Capacidade: 23,486

Técnico: ROBERTO DONADONI

Principais conquistas:

CAMPEONATO ITALIANO (1)

1969-1970

HISTÓRIA

O Cagliari Calcio é um time da região da Sardenha e foi fundado no dia 20 de agosto de 1920 por um grupo de estudantes. O clube, porém, não despontou no cenário do futebol italiano rapidamente porque se reservava a se inscrever em campeonatos regionais. As cores da equipe eram o preto e o azul. Mas, em 1926, se tornou vermelho e azul, assim como é hoje.

Em 1930, o time chegou a participar da Série B com jogadores de nome no elenco, mas foi obrigado a vender os atletas um ano depois por causa de problemas financeiros. Em 1935, houve uma nova fundação e nasceu o Unione Sportiva Cagliari. A equipe sempre esteve nas divisões inferiores, mesmo com bons jogadores, que chamaram a atenção de outros clubes.

Em 1951/52, o Cagliari foi campeão da Série C, mas não conseguiu dar continuidade à ascensão e só foi finalmente alcançar a Série A em 1964. Neste time estava jogadores como Mario Martiradonna, Pierluigi Cera, Ricciotti Greatti e o principal atleta do clube, o atacante Luigi Riva.

Em 1968/69, o Cagliari lutou até o fim pelo título do Campeonato Italiano ao lado de Milan e Fiorentina. Melhor para a Viola. Na temporada seguinte, o clube conquistou o único título italiano da sua história sob o comando do técnico Manlio Scopigno, que perdeu apenas duas partidas e tomou apenas 11 gols. Um recorde. Riva foi o artilheiro.

Em 1972, a equipe ficou em quarto lugar e a partir daí começou o declínio. Em 1976, caiu para a Série B. O retorno à elite do calcio só foi acontecer em 1979. Por lá ficou mais quatro anos, até cair novamente em 1983. O Cagliari passou por momentos difíceis nos anos 80. Em 1987 foi parar na Série C.

Em 1988, com Cláudio Ranieri no comando, o time voltou à Série B e na temporada seguinte foi promovido à Série A novamente. Em seguida, foram dois campeonatos difíceis na elite, se salvando do rebaixamento nas últimas rodadas. Na temporada 1992/93, porém, o time comandado por Carlo Mazzone conseguiu uma surpreendente classificação para a Copa da Uefa.

A aventura na competição européia durou até as semifinais, quando foi eliminado pela Internazionale. O clube seguiu oscilando entre as séries A e B. Após a queda na temporada 1999/00, o Cagliari passou quatro anos seguidos na segunda divisão. Em 2003/04, com Gianfranco Zola na equipe e Edoardo Reja no comando, o time rossoblú voltou à Série A.

Em 2005/06, já sem Zola, o Cagliari passou por momentos difíceis e trocou de técnico três vezes. Passaram pelo clube Tesser, Arrigoni e Ballardini, até chegar Nedo Sonetti que, contando com os gols do hondurenho David Suazo, salvou a equipe do rebaixamento.

Na temporada 2006/07, o clube se safou da Série B com uma vitória na penúltima rodada contra a Roma, na Sardenha. Em 2008/09, o Cagliari surpreendeu: fez um bom campeonato e quase conseguiu uma vaga na Copa da Europa. O clube terminou a competição em 9º lugar.

_________________________________________________

LOCALIZAÇÃO

Cidade: Cagliari Cagliari - Stemma
Região: Sardenha
Província: Cagliari stemma

mapa_cagliari

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s