Chievo

Chievo

Nome: ASSOCIAZIONE CALCIO CHIEVO VERONA

Fundação: 1929

Site oficial: www.chievoverona.it

Apelido: Gialloblu, Mussi Volanti, La Diga, Clivensi

Presidente: LUCA CAMPEDELLI

Estádio: MARC’ ANTONIO BENTEGODI

Capacidade: 39,211

Técnico: DOMENICO DI CARLO

Principais conquistas:

HISTÓRIA

A Associazione Calcio Chievo Verona, o popular Chievo, foi fundado em 1929 (com o nome Opera Nazionale Dopolavoro Chievo) por amantes do futebol da pequena cidade. As cores do clube eram o azul e o branco e depois mudou para o azul e amarelo. A princípio, a equipe não se associou à Federação Italiana de Futebol e se limitava a jogar amistosos.

Em 8 de novembro de 1931, o Chievo jogou sua primeira partida oficial, contra o Domegliara, e venceu. Mas o jogo foi anulado por reclamação do adversário. No jogo de volta, o Domegliara venceu por 2 a 1. Em 1933, o clube ganhou o Campionato Provinciale Liberi.

Após o término da Segunda Guerra, o clube foi fundado novamente como A.C. Chievo e se inscreveu na segunda divisão. Em 1959, porém, o nome do time mudou novamente, desta vez para Cardi Chievo (nome do patrocinador).

Em 1964, Luigi Campedelli, proprietário da empresa de produtos alimentícios Paluani, assumiu a presidência do Chievo. Sob o comando de Campedelli, o clube começou a subir os degraus do futebol italiano e ficou conhecido no país.

Em 1976, quando voltou a ser chamado de A.C. Chievo, o time participou pela primeira vez da Série D e terminou na 10ª colocação. Em 1981, com a empresa Paluani cada vez mais autoritária, o clube mudou de nome novamente, passando a se chamar Paluani Chievo.

Em 1986, a equipe gialloblú conseguiu o acesso à Série C2. Nesse mesmo ano voltou a ser chamado simplesmente de A.C. Chievo e começou a mandar seus jogos no Estádio Bentegodi de Verona. Três anos depois conquistou uma vaga na Série C1.

Em 1990, Luigi Campedelli retornou à presidência do clube e, como não podia deixar de ser, trocou mais uma vez o nome do time. Campedelli queria uma maior identificação da equipe com a cidade e a denominação passou a ser A.C. Chievo Verona.

O presidente viria a falecer no dia 15 de setembro de 1992. Seu filho Luca assumiu o posto. Na temporada 1993/94, o Chievo finalmente conseguiu a promoção para a Série B sob comando de Alberto Malesani. A equipe crescia de produção a cada ano.

Em 2000, Luigi Del Neri foi nomeado técnico do time. O treinador levou o clube pela primeira vez à Série A na temporada 2000/01. E logo na sua primeira aventura na elite do futebol italiano, o Chievo terminou a competição numa incrível quinta colocação, se classificando para a Copa da Uefa. Mas não foi longe na competição européia: foi eliminado na primeira fase pelo Estrela Vermelha.

Del Neri deixou o Chievo em 2004 e foi substituído por Mario Beretta. O treinador, porém, não durou muito e foi demitido. Maurizio D’Angelo assumiu e salvou a equipe do rebaixamento. Na temporada 2005/06, o time foi comandado por Giuseppe Pillon.

E, com os escândalos no calcio e a anulação do título da Juventus, o Chievo terminou o campeonato em quarto lugar, conquistando mais uma façanha: a classificação para a Liga dos Campeões, onde não conseguiu se classificar para a fase de grupos.

Os resultados negativos derrubaram Pillon e Del Neri retornou, mas não conseguiu salvar o time do rebaixamento. Com Giuseppe Iachini no banco, a equipe gialloblú conquistou o retorno imediato à Série A. Na temporada 2008/09, Iachini foi demitido e Domenico Di Carlo teve a incumbência de salvar o time do rebaixamento.

_________________________________________________

Curiosidades:O Chievo mudou de nome seis vezes:
1929 a 1936: Opera Nazionale Dopolavoro Chievo
1948 a 1959: Associazione Calcio Chievo
1959 a 1975: Associazione Calcio Cardi Chievo
1975 a 1981: Associazione Calcio Chievo
1981 a 1986: Associazione Calcio Paluani Chievo
1986 a 1990: Associazione Calcio Chievo
Desde 1990: Associazione Calcio Chievo Chievo Verona

_________________________________________________

LOCALIZAÇÃO

Cidade: Verona
Região: Veneto
Província: Verona stemma

mapa_verona

2 comentários em “Chievo

  1. gostaria de ajudar meu filho a fazer testes em grandes clubes de futebol,,,ele hoje tem 16 anos,,,joga de lateral esquerdo no tanabi e c,,,,ja atuou de meia esquerda, 2º atacante e tambem de volante,,,,esta disputando o campeonato paulista do sub 17, onde estao invictos ate agora pelo tanabi esporte clube. ele é muito habilidoso, e rapido e precisa de um incentivo,,,de uma oportunidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s