Livorno

Livorno

Nome: ASSOCIAZIONE SPORTIVA LIVORNO CALCIO

Fundação: 1915

Site oficial: www.livornocalcio.it

Apelido: Labronici, Amaranto

Presidente: ALDO SPINELLI

Estádio: ARMANDO PICCHI

Capacidade: 19.238

Técnico: SERSI COSMI

Principais conquistas:

HISTÓRIA

O Livorno foi fundado em 1915, com a união de dois clubes: o Spes e o Virtus. Nasceu o Unione Sportiva Livorno. O clube logo fez sucesso e por pouco não conquistou o scudetto na temporada 1919/20: perdeu a final para a Internazionale. O jogo foi atípico para o time amaranto.

Além de perder um pênalti na primeira etapa, foi obrigado a jogar com um a menos devido a contusão de um atleta (naquela época não era permitido substituição). Os nerazzurri venceram por 3 a 2. O time tinha bons jogadores, tanto que cedeu dois à seleção italiana: Giovanni Vincenti e Mario Magnozzi.

A equipe voltou a aparecer no cenário do futebol italiano na temporada 1942/43, quando foi vice-campeã novamente. O Torino conquistou o scudetto. Em 1949, porém, a equipe caiu de rendimento e caiu para a Série B. Em 1952 foi parar na terceira divisão.

Na temporada 1954/55, com Armando Picchi – atual nome do estádio do Livorno – no time, o clube conseguiu voltar à elite do calcio, mas um ano depois voltou a ser rebaixado. Foram momentos difíceis. A equipe alternou entres as Séries B e C.

A crise se intensificou e o clube foi obrigado a mudar o nome para Pro Livorno. Com tantos problemas financeiros, a equipe não conseguiu se inscrever no Campeonato Italiano. Desse modo, houve uma nova fundação e voltou ao nome antigo.

A grande volta por cima aconteceu com a chegada do presidente Aldo Spinelli. Em 2001/02, o Livorno voltava a disputar a Série B após 32 anos. Dois anos depois, o clube conquistou um sonho que não conseguia há 55 anos: a Série A. O atacante Cristiano Lucarelli era o destaque da equipe.

Roberto Donadoni assumiu o time e conseguiu uma posição tranquila na primeira divisão, ficando longe do rebaixamento. Na temporada seguinte, um presente para os torcedores: com as punições impostas a Juventus, Milan e Fiorentina, o Livorno terminou em sexto lugar, conquistando uma vaga na Copa da Uefa.

Na competição européia, após passar da primeira fase, foi eliminado pelo Espanyol, da Espanha. Em 2007/08, as constantes mudanças de técnico não foi capaz de salvar o time do rebaixamento.

Mas o Livorno se superou na temporada seguinte e conquistou o acesso para a Série A novamente. O clube terminou em terceiro lugar e foi obrigado a disputar um playoff. O Brescia foi o adversário na final. Após empatar fora de casa por 2 a 2, o time amaranto venceu no Estádio Armando Picchi por 3 a 0.

_________________________________________________

LOCALIZAÇÃO

Cidade: Livorno Livorno - Stemma
Região: Toscana
Província: Livorno stemma

mapa_livorno

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s