Palermo

Palermo

Nome: UNIONE SPORTIVA CITTÀ DI PALERMO

Fundação: 1900

Cidade: Palermo

Site oficial: www.ilpalermocalcio.it

Apelido: Rosanero, Aquile

Presidente: MAURIZIO ZAMPARINI

Estádio: RENZO BARBERA

Capacidade: 34.760

Técnico: STEFANO PIOLI

Principais conquistas:

HISTÓRIA

O Palermo foi fundado em 1900 por Ignazio Majo Pagano, com o nome Anglo Panormitan Athletic and Football Club. O objetivo era incentivar a prática de vários esportes, como o futebol e o cricket. As cores do clube eram o vermelho e o azul, e só foi mudar para o rosa e preto em 1907.

Neste mesmo ano mudou o nome para Palermo Football Club. A equipe jogava partidas de campeonatos regionais até então. Em 1921, porém, o clube se inscreveu no Campeonato Italiano. Mas em 1927, o Palermo foi obrigado a sair da competição por problemas financeiros.

O clube renasceu graças à fusão com o Vigor Palermo. Em 1931/32, o time conquistou pela primeira vez na sua história a promoção para a Série A. E foi exatamente no dia 24 de janeiro de 1932 que aconteceu a inauguração do Estádio La Favorita – hoje chamado de Renzo Barbera, em homenagem a um ex-presidente do clube.

No entanto, a boa campanha em 1934/35, com o sétimo lugar, foi completamente oposta da temporada seguinte: 15º lugar e rebaixamento para a segunda divisão. Em 1940/41, a equipe foi excluída novamente da competição por problemas financeiros.

Seria preciso mais uma fusão para salvar o clube: dessa foi com a Juventina, outro time da cidade. Em 1941/42 participou da Série C e logo conseguiu subir para a Série B. Em 1947/48, o Palermo voltou para a elite do futebol italiano.

Foram temporadas sempre com resultados modestos, entre a primeira e segunda divisão. Em 1960, o time rosanero participou pela primeira vez de uma competição organizada pela Uefa: a Mitropa Cup, ou Copa da Europa Central.

Em 1962, conquistou um oitavo lugar na Série A – a torcida não esquece da vitória por 4 a 2 contra a Juventus, em Turim. A temporada seguinte? Rebaixamento para a Série B. Em 1967/68, o clube voltou para a elite do calcio com o nome Società Sportiva Calcio Palermo, e caiu novamente dois anos depois.

Em 1972, o Palermo conquistou a promoção para a Série A. Entretanto, seria apenas o início de tempos complicados, com exceção de duas finais da Copa da Itália, em 1973/74 e 1978/79, contra Bologna e Juventus, respectivamente.

Em 1986/87, uma nova exclusão do Campeonato Italiano por problemas financeiros. No ano seguinte, o clube foi fundado novamente com o nome Unione Sportiva Palermo Spa. O novo time, porém, não conseguia decolar e viveu momentos difíceis, alternando entre as Séries B e C.

Em 3 de março de 2000, o presidente da Roma, Franco Sensi, adquiriu o Palermo e a presidência foi concedida a Sergio D’Antoni. Sensi havia comprado as quotas do clube, mas ficou somente até 2002. Foi quando chegou Maurizio Zamparini.

O novo dono precisou de apenas duas temporadas para colocar o time rosanero novamente na Série A, em 2003/04, com Francesco Guidolin como técnico e Luca Toni no comando de ataque. Após a sexta colocação em 2004/05, o Palermo alcançou por duas vezes a quinta colocação, em 2005/06 e 2006/07.

Posições que devolveram a dignidade do clube e a felicidade da torcida. O time conseguiu se classificar para a Copa da Uefa, mas não obteve grandes sucessos. Para a temporada 2009/10, Zamparini decidiu apostar todas as suas fichas no novo técnico Walter Zenga.

____________________________________________________

HINO DO PALERMO

____________________________________________________

LOCALIZAÇÃO

Cidade: Palermo Palermo - Stemma
Região: Sicília
Província: Palermo stemma

mapa_palermo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s